O mundo pós-moderno, além de rejeitar o conceito de verdade absoluta, tem fortes restrições à intolerância.O mundo pós-moderno, além de rejeitar o conceito de verdade absoluta, tem fortes restrições à intolerância.
Um mundo globalizado, que valoriza uma política democrática, que percebe a grande importância de aceitar todas as raças, cores de pele, opiniões religiosas ou políticas como iguais, não pode se dar ao luxo de rejeitar pessoas diferentes. Minorias devem ter os mesmos direitos que a maioria. Não admitimos mais escravos nem a condenação de hereges à fogueira. Porém, os difundidos valores da atualidade ocidental têm implicações para a visão geral da graça de Deus.
Durante quinhentos anos, o protestantismo tem negado o valor das obras feitas pelo esforço próprio para conseguir a aceitação de Deus. O legalismo não tem qualquer papel na salvação; apenas na condenação. A lei conduz o pecador a Cristo, que abre a porta da salvação pela fé. Graça revela a aceitação do sacrifício de Cristo como suficiente para anular o pecado e encaminhar o então renascido filho nos trilhos da santidade. Isto é o que significa salvação pela fé em Cristo.
No lugar da lei, Deus cumpre sua antiga promessa de enviar seu Espírito aos corações dos que crêem em Cristo e conduzi-los vitoriosamente para sua salvação final. Paulo coloca esta verdade em Gálatas assim: Andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência (desejo) da carne (Gl 5.16).
Dr Russel Shedd
Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil
Pr. Russell Shedd – Relação entre Duplos nas Escrituras
Tema: “A lei e A Graça”
Maio de 2002
Shedd Publicações – http://www.sheddpublicacoes.com.br/
Dr. Shedd é missionário da Missão Batista Conservadora desde 1962. Nasceu na Bolívia, onde seus pais, Leslie Martin e Della Johnston eram missionários. É PhD em Novo Testamento pela Universidade de Edimburgo, Escócia, fundador da editora Edições Vida Nova e é consultor da Shedd Publicações. Lecionou na Faculdade Teológica Batista de São Paulo por mais de 30 anos, viaja pelo Brasil e exterior fazendo conferências em congressos, igrejas, seminários e escolas de Teologia e é membro da Igreja Batista do Jardim Consórcio, em São Paulo. É casado com Patrícia, com quem tem 5 filhos.