Fundamento teológico para o Culto Familiar / V – Joel R. Beeke  [Final]

Capítulo CINCOMotivações para o culto familiar
“Todo pai e mãe tementes a Deus devem estabelecer e manter a adoração da família no lar pelas seguintes razões:”

  • A satisfação de uma boa consciência . Ryle disse, “Eu encarrego vocês, pais, a tomarem cada dor para instruir seus filhos no caminho que eles devem seguir. Eu encarrego-os não meramente pelo bem das almas de seus filhos; Eu encarrego-os pelo bem do seu próprio futuro, conforto e paz. Verdadeiramente sua própria felicidade depende disso. Filhos têm causado as lágrimas mais tristes que o homem jamais tem derramado.” Tais tristezas são suficientemente pesadas quando pais fielmente desencarregaram-se de seu dever mesmo ainda vivendo com uma filha ou filho pródigo. Mas quem pode suportar a repreensão de uma consciência ardente que nos condena porque nós nunca os conduzimos no temor do Senhor? Que vergonha em ter falhado em levar seriamente o juramento que nós proferimos no batismo de nossos filhos de criá-los em nossas confissões doutrinárias.Quão melhor é podermos dizer: “Filho, nós te ensinamos a Palavra de Deus; nós batalhamos pela sua alma; nós vivemos como um exemplo perante vocês de temor a Deus. Você não viu em nós uma piedade impecável, mas uma fé sem fingimento. Você sabe que nós procuramos primeiramente o reino de Deus e a Sua justiça. Sua consciência sustentará o testemunho que Cristo é o centro deste lar. Louvamos juntos, oramos juntos, e conversamos juntos. Se você se desviar desta luz e destes privilégios, e insistir em ir pelo seu próprio caminho, nós só podemos orar para que todo seu estudo bíblico, orações, e louvores não elevem-se contra você no Dia do Juízo – e que você cairá em si antes de ser tarde demais.”.Como Ryle disse, “Feliz de fato é o pai que pode dizer com Robert Bolton em seu leito de morte a suas crianças: ‘Eu de fato creio que nenhum de vocês ousará encontrar-me no tribunal de Cristo num estado não regenerado. ‘”. Então nós devemos viver e conduzir o culto familiar de modo que nossos filhos não serão capazes de dizer, “Eu tenho sido amarrado de mãos e pés, e sido levado para escuridão perpétua por causa da sua negligência paterna, sua hipocrisia, sua complacência sobre as coisas de Deus. Pai, mãe, por que vocês não foram fieis a mim?”.
  • Assistência na criação dos filhos . A adoração da família ajuda promover harmonia em tempos de aflição, doença, e morte. Oferece maior conhecimento das Escrituras e crescimento em piedade pessoal ambos para si e suas crianças. Nutre sabedoria em como encarar vida, abertura para falar sobre questões significativas, e um relacionamento mais próximo entre pai e filhos. Laços fortes estabelecidos no culto familiar nos anos mais cedo podem ser uma grande ajuda aos adolescentes nos anos porvir. Estes adolescentes podem ser guardados de muitos pecados quando lembrar das orações da família e culto. Em momentos de tentação, eles podem dizer: “Como posso ofender um pai que batalha diariamente com Deus em meu favor?”.J. W. Alexander aconselhou: “Deixa seus filhos entrarem na adolescência e todos seus laços serão provados como uma teia de aranha a menos que você tenha mantido sua influência sobre eles pelo crescimento diário do laços do culto familiar. Olhe a sua volta entre as famílias que professam a fé em Cristo, e observe a diferença entre aquelas que cultuam a Deus e aquelas que não cultuam; e então, como você ama sua prole, e como você os salvaria da rebelião de Hofni e Finéias [12], estabeleça a adoração de Deus em sua casa.”.
  • A Brevidade do tempo . “Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece.” (Tiago 4:14). Treinamento diário é somente por uns meros vinte anos ou menos, e mesmo esses anos não são garantidos. Devíamos conduzir adoração da família cientes do quão breve a vida é em termos da eternidade. As crianças perceberão esta realidade se a adoração da família é feita com zelo, amor, calor, e consistência.
  • Amor a Deus e a Sua igreja . Pais piedosos querem glorificar Deus e servir a Sua igreja. Querem dar para a igreja filhos e filhas espiritualmente valentes. Ore para que seus filhos e filhas possam ser pilares na igreja. Bendito são os pais que podem um dia ver entre a multidão de adoradores seus próprios filhos e filhas. O culto familiar é a fundamento de tal futuro.

Nós, como cabeças dos lares, somos responsáveis pela educação espiritual das nossas famílias. Devemos fazer tudo que podemos para estabelecer e manter o culto familiar em nossos lares.

Nós temos recebido exemplos bíblicos de adoração da família — nós não iremos segui-los? Tendo Deus colocado em nossos lares as almas de criaturas feitas a Sua imagem, nós não usaremos todas nossas capacidades para ver nossos filhos atados à adoração perante Deus e Seu Filho, Jesus Cristo? Nós não nos esforçaremos para promover a piedade cristocêntrica em nosso lar, cujo culto familiar é tão apropriado para promovê-la? Nós iremos brincar com a nutrição espiritual, sim, com a eternidade dos membros de nossa própria família?

Culto familiar regular fará de nossos lares um lugar mais abençoado de se viver. Ele os fará mais harmoniosos, mais santos. Ele os ajudará honrar a Deus. Como I Samuel 2:30 [13] diz, “porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.”. Culto familiar nos dará paz. Irá edificar a igreja. Então, junto com Josué, nós devemos dizer, “quanto a mim e a minha casa, nós serviremos ao Senhor. Nós usaremos a Palavra para ensinar nossas crianças; nós diariamente invocaremos Seu Nome; Nós cantaremos Seus louvores com humildade e alegria.”.

Se seus filhos já estão crescidos e fora de nosso lar, ainda não é tarde demais para fazer o seguinte:

  • Ore por eles. Ore para que Deus faça de paus tortos, paus retos e traga benção do mal.
  • Confesse seu pecado a Deus e para seus filhos. Dê a eles boa literatura sobre culto familiar.
  • Fale e ore com seus netos. Faça por eles o que você não fez pelos seus filhos.
  • Comece o culto familiar com sua esposa. Siga o conselho de James W. Alexander, “Voe imediatamente, com seu lar, ao trono de graça.”.
  • Não fique desanimado e desista do culto familiar, não importa o que acontecer. Comece novamente. Anime-se. Seja realista. Não espere perfeição de seus esforços ou das respostas de suas crianças. Toda sua perfeição está em seu maravilhoso Sumo Sacerdote, que intercede por você e prometeu ser gracioso aos crentes e suas sementes.
  • Implore ao Senhor que abençoe seus débeis esforços e salve seus filhos e netos. Suplique a Ele para tomá-los nos Seus braços por toda eternidade. Possa Deus graciosamente conceder Seu Espírito para ajudá-lo, para o bem de suas almas, e para o louvor do Seu Nome.

 Dr. Joel R. Beeke

índiceJoel R. Beeke é presidente e professor de teologia sistemática no Puritan Reformed Theological Seminary (EUA) e pastor da Heritage Netherlands Reformed Congregation. Beeke é Ph.D. em teologia pelo Westminster Theological Seminary. Publicou 50 livros, dentre eles, “Vivendo para a Glória de Deus” e “Vencendo o Mundo” (Fiel).

 

NOTAS:

[1] – Gênesis 3:8 “E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

[2] – Gênesis 3:15 “Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

[3] – Jó 1:5 “E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente.”.

[4] – I Coríntios 7:14 “Porque o marido incrédulo é santificado pela mulher, e a mulher incrédula é santificada pelo marido crente; de outro modo, os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.”

[5] – Josué 24:1 “Depois Josué reuniu todas as tribos de Israel em Siquém, e chamou os anciãos de Israel, os seus cabeças, os seus juízes e os seus oficiais; e eles se apresentaram diante de Deus.”.

[6] – I Coríntios 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

[7] – Salmo 95:2 “Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com Salmos de louvor.”

[8] – II Crônicas 20:19 “E levantaram-se os levitas dos filhos dos coatitas e dos filhos dos coraítas, para louvarem ao Senhor Deus de Israel, em alta voz.”

[9] – Colossenses 3:16 “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com Salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações.”

[10] – Catecismo de Heidelberg; Questão 32: Por que você é chamado cristão (1)?

Resposta: Porque pela fé sou membro de Cristo e, por isso, também sou ungido (2) para ser profeta, sacerdote e rei. Como profeta confesso o nome dEle (3) ; Como sacerdote ofereço minha vida a Ele como sacrifício vivo de gratidão (4) ; e como rei combato (5) , nesta vida, o pecado e o diabo, de livre consciência, e depois, na vida eterna, vou reinar com Ele sobre todas as criaturas (6).

(1) At 11:26. (2) Is 59:21; Jl 2:28; At 2:17; 1Co 6:15; 1Jo 2:27. (3) Mt 10:32,33; Rm 10:10. (4) Êx 19:6; Rm 12:1; 1Pe 2:5; Ap 1:6; Ap 5:8,10. (5) Rm 6:12,13; Gl 5:16,17; Ef 6:11; 1Tm 1:18,19; 1Pe 2:9,11. (6) 2Tm 2:12; Ap 22:5.

[11] – II Timóteo 3:4-5 “mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.”.

[12] – I Samuel 4

[13] – I Samuel 2:30 “Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados.”

 

Fundamento teológico para o Culto Familiar / V – Joel R. Beeke [Final]
Tags:                 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.