CORPUS CHRIST – O que é? Qual sua origem?

Essa expressão Corpus Chirst ou como significa Corpo de Cristo é uma solenidade das Igrejas Cristãs Episcopais e faz alusão a um dos sacramentos da cristandade, a Santa Ceia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época e o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, teria recebido o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que alegava ter tido visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Por volta do ano 1264, em Bolsena, cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), teria ocorrido o episódio chamado de Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa).

O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 de junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia.

A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus, mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos (Segundo a fé Católica) e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o Meu corpo… isto é o Meu sangue… fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho, o sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.

Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Para nós protestantes, que temos historicamente um comportamento de cisão frente a tudo que tem origem no catolicismo, deixamos de lado muitas destas preciosidades. A parte se a experiência da Freira Juliana foi genuína ou não, uma data celebrante que faz alusão a Santa Ceia é algo certamente muito especial.

A mesa é extremamente importante para todos os cristãos e deve ser restaurada sua centralidade na ordem de seus cultos.

Em tempos de modernidade e isolamentos toda oportunidade de estar juntos como igreja e celebrar a ceia deve ser tomada como prioridade.

Uma das questões mais basilares da fé é estar juntos como igreja. No ceio da comunhão é que os cristãos são consolados, edificados, exortados… Compartilhando dons e exercitando o fruto do espírito.

O Corpus Christ deve ser visto não apenas como um feriado anual ou uma celebração litúrgica mas como um Modo de Vida, sim, a mesa deve ser um estilo de vida do Cristão em continua comunhão com Cristo, seu Senhor e como os seus irmãos, unidos pelo mesmo sangue e amor.

Soli Deo Glória
Alê Rocha

PODCAST DESTE ARTIGO

CORPUS CHRIST – O que é? Qual sua origem?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.