Confissão Belga – A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS, ESPECIALMENTE DOS ANJOS [Artigo 12]

O primeiro dos padrões doutrinários da Igreja Reformada na Holanda foi a Confissão de Fé. Ela é normalmente conhecida como Confissão Belga porque originou-se na área agora conhecida como Bélgica.

Seu principal autor foi Guido de Brès, um pregador reformado martirizado em 1567. Durante o século 16 as igrejas naquela região foram expostas às mais terríveis perseguições pelo governo católico. Para protestar contra essa cruel opressão e para provar aos opressores que os reformados não eram rebeldes revolucionários, como os acusavam, mas cidadãos cumpridores das leis que professavam as verdadeiras doutrinas cristãs de acordo com as Sagradas Escrituras, de Brés preparou esta Confissão no ano de 1561. No ano seguinte, uma cópia dela foi enviada ao rei Felipe II, junto com uma declaração em que os signatários afirmavam estar prontos a obedecer ao governo em tudo o que fosse legítimo, mas que ofereceriam suas costas ao chicote e seus corpos ao fogo antes de negar as verdades expressas na Confissão.

Confissão Belga – A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS, ESPECIALMENTE DOS ANJOS – [Artigo 12]

Cremos que o Pai criou por Sua Palavra — isto é, por meio de Seu Filho o Verbo — o céu, a terra e todas as criaturas do nada, quando bem Lhe aprouve,1 e que, a cada uma delas, concedeu o ser, a forma, e a aparência, e a cada uma a própria função específica para servirem ao seu Criador. Cremos que Ele também continua a sustentá-las e a governá-las segundo a Sua providência eterna, pelo Seu poder infinito, para que sirvam ao homem, a fim de que o homem possa servir ao seu Deus.

Ele também criou os anjos bons, para serem Seus mensageiros e servirem a Seus eleitos.2 Da posição de exaltação em que foram criados por Deus, alguns deles caíram na perdição eterna,3 tendo os demais, pela graça de Deus, permanecido firmes em seu estado original. Os demônios e os espíritos malignos são tão corrompidos que são inimigos de Deus e de todo o bem.4 Ficam de espreita como assassinos para, com todas as suas forças, arruinarem a igreja e a todos os seus membros e para tudo destruírem com os seus artifícios malignos.5 Por isso, pela própria malignidade deles, estão condenados à perdição eterna e aguardam a cada dia os seus horríveis tormentos.6

Assim, abominamos e rejeitamos o erro dos Saduceus, que negam a existência de espíritos e de anjos;7 e também os erros dos Maniqueístas, que dizem que os demônios não foram criados, mas que têm origem em si mesmos e que não se corromperam, sendo malignos pela própria natureza.

Bases Bíblicas:

1. Gn 1.1; Gn 2.3; Is 40.26; Jr 32.17; Cl 1.15, 16; lTm 4.3; Hb 11.3; Ap 4.11; 2. Sl 103.20, 21; Mt 4.11; Hb 1.14; 3. Jo 8.44; 2Pe 2.4; Jd 6; 4. Gn 3.1-5; lPe 5.8; 5. Ef 6.12; Ap 12.4, 13-17; Ap 20.7-9; 6. Mt 8.29; Mt 25.41; Ap 20.10; 7. At 23.8.

 

http://www.livrariasfamiliacrista.com.br/livro-livro-confiss-o-belga-e-catecismo-de-heidelberg-guido-de-bres-zacarias-ursinus.html

confissao belga e catecismo de heidelberg_g

Confissão Belga – A CRIAÇÃO DE TODAS AS COISAS, ESPECIALMENTE DOS ANJOS [Artigo 12]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.