Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 2 ]

Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumenta.

Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão mais bem entendidas com o passar dos anos. Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor.

II Timóteo 2:15. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

C H SPORGEON
 
 
 
11) Pergunta. Quais são as obras da providência de Deus?

Resposta. As obras de providência de Deus são:

O modo santo Salmo 145:17. “Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras.”,

Sábio  Isaías 28:29 ” Até isto procede do Senhor dos exércitos; porque é maravilhoso em conselho e grande em obra.”

E poderoso Hebreus 1:3. “Sustentando todas as coisas, pela palavra do seu poder.”

De preservar e governar todas as Suas criaturas e Suas ações  Salmo 103:19. “O seu reino domina sobre tudo.” Mateus 10:29. “Não se vendem dois passarinhos por um centil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai.”

12. Pergunta. Que ato especial da providência Deus exerceu sobre o homem no estado em que foi criado?

Resposta. Quando Deus criou o homem, fez um pacto de vida com ele, tendo como:

Condição uma obediência perfeita  Gálatas 3:12. “A lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.”; Proibindo-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a pena de morte Gênesis 2:17. “Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

13. Pergunta. Nossos primeiros pais continuaram no estado em que foram criados?

Resposta. Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da própria vontade, caíram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus Eclesiastes 7:29. ” Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas invenções.”, comendo o fruto proibido Gênesis 3:6-8. “E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus: e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

14. Pergunta. O que é pecado?

Resposta. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão dessa lei I João 3:4. “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade.”

15. Pergunta. Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?

Resposta. O pacto foi feito com Adão, não só para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgressão I Coríntios 15:22. “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.” Romanos 5:12. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”

16. Pergunta. A queda levou a raça humana a que estado?

Resposta. A queda levou toda a raça humana a um estado de pecado e miséria Romanos 5:18. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para a justificação.”

17. Pergunta. Em que consiste a pecaminosidade do estado em que o homem caiu?

Resposta. A pecaminosidade do estado em que o homem caiu consiste:

Na culpa do primeiro pecado de Adão Romanos 5:19. “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.”

A falta de justiça-própria  Romanos 3:10. “Não há um justo, nenhum sequer.”, E a corrupção da natureza toda, que é chamado comumente de pecado original Efésios 2:1. “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados.”

Juntamente com todas as transgressões que procedem dele Mateus 15:19. “Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmia.”

18. Pergunta. Qual é a miséria desse estado em que o homem caiu?

Resposta. Toda a raça humana, pela queda:

Perdeu a comunhão com Deus Gênesis 3:8 e 24. ” Escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.”

Está sob Sua ira e maldição Efésios 2:3. “Éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” Gálatas 3:10. “Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.”

E assim sujeita a todas as misérias nesta vida, à própria morte e ao tormento do inferno para sempre Romanos 6:23. “O salário do pecado é a morte.” Mateus 25:41. “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

19. Pergunta. Deus deixou a raça humana perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta. Deus tendo, de Seu prazer por toda a eternidade:

Eleito alguns para a vida eterna II Tessalonicenses 2:13. “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade.”, Fez um pacto de graça, para livrá-los do estado de pecado e miséria e trazê-los ao estado da salvação através do Redentor Romanos 5:21. “Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.”

20. Pergunta. Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?

Resposta. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo I Timóteo 2:5. “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”  que: Sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem João 1:14. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” Sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre Colossenses 2:9. “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.”

 
 
Esse Catecismo foi publicado na data aproximada de 14 de outubro de 1855, quando Charles Haddon Spurgeon contava com 21 anos de idade. Nessa data, Spurgeon pregou seu sermão publicado de nº46 a milhares de pessoas que se reuniam para ouvi-lo na Capela Batista de New Park Street. Quando o sermão foi lançado, ele continha um anúncio desse catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, Tu tens sido nosso Refúgio, de geração em geração.” (Salmo 90: 1)
 
Charles H. Spurgeon 011C. H. Spurgeon (1834-1892) era pregador, autor e editor britânico. Foi pastor do Tabernáculo Batista Metropolitano, em Londres, desde 1861 até a data de sua morte. Fundou um seminário, um orfanato e editou uma revista mensal chamada “Sword and Trowel”. Conhecido como “Príncipe dos Pregadores”, Spurgeon escreveu muitos livros e artigos, particularmente na área devocional.
 
Catecismo Puritano – C.H. Spurgeon [ 2 ]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.